Webjornalismo nos jornais on-line portugueses [ANÁLISE]
O webjornalismo e o jornalismo on-line são coisas diferentes. No webjornalismo espera-se que o jornalismo faça uso das potencialidades do meio. Usando para isso ferramentas interactivas, inserindo elementos multimédia na construção da noticia, potenciando uma eficaz distribuição e tendo em conta a comunidade. Foram exactamente estes os elementos que foram tidos em conta em 11 jornais portugueses a funcionar na web.
ELEMENTOS EM AVALIAÇÃO
Os diferentes elementos foram divididos em quatro grupos distintos. Assim foi tida em conta a Interactividade, a presença de Elementos Multimédia, as formas de Distribuição, e a potencialidade de Comunidade.
RESULTADOS
Pelo modelo de avaliação utilizado a pontuação máxima atingia os 63 pontos.
32 pontos Portugal Diário
27 pontos Mais Futebol
23 pontos PÚBLICO.PT
23 pontos TSF
19 pontos Diário Digital
16 pontos RR
16 pontos JN
15 pontos Diário Económico
14 pontos DN
13 pontos Expresso on-line
10 pontos Visão on-line
PORTUGAL DIÁRIO
Apresenta um bom desempenho na rubrica da interactividade descurando apenas os inquéritos. Quanto aos elementos multimédia é o único a apresentar vídeo que no entanto funciona suportado pelo Real One, obrigando assim ao download do programa. Actualmente a melhor opção para reprodução de vídeo passa por um ficheiro em FLV com leitor em flash integrado na página. É ainda o único a apresentar fotos que não apenas como uma pequena ilustração da notícia. Na distribuição tem um Feed de RSS genérico e não tem Podcast. Na rubrica comunidade embora não possua membros efectivos disponibiliza um chat e incentiva à participação dos leitores.
Tal como o Portugal Diário apresenta um bom desempenho na rubrica interactividade, embora tenha inquéritos não apresenta qualquer tipo de contacto directo com os jornalistas. Quanto aos elementos multimédia apenas se destaque o sistema de jogos
PÚBLICO.PT
O portal do jornal Público apresenta bons resultado na primeira rubrica descurando apenas a presença de fóruns. Recolhe pontuação máxima no contacto com o jornal e jornalistas através de caixas de formulário. Nos elementos multimédia é apenas habitual a presença de uma imagens como ilustração da notícia, havendo por vezes infografia nos dossiers. O PÚBLICO.PT apresenta todas as suas secções divididas
CONCLUSÃO
Ainda há muito a fazer no webjornalismo em Portugal, no entanto começam-se a dar passos importantes e a ter em conta alguns elementos essenciais. Para todos os jornais analisados a interactividade era tida em conta, algo que se nota tem vindo a progredir nos últimos anos.
» TABELA DE AVALIAÇÃO
» ESTUDO COMPLETO [PDF]
« voltar |
« voltar
« voltar