Potencial de interacção: comparativo de sites noticiosos portugueses
Schultz usou uma tabela que atribuia a cada elemento - espaços de comentários aos artigos, e-mails de jornalistas, etc - uma determinada pontuação. Como não podia deixar de ser (1998 é mesmo no século passado no que à Web diz respeito), a tabela está desactualizada.
Há algum tempo usei a tabela de Schultz e modernizei-a, acrescentando novos elementos que entretanto surgiram no panorama dos modernos sites noticiosos. Hoje, resolvi aplicar essa tabela à análise de nove sites noticiosos portugueses:
Publico.pt
DN.pt
Diário Digital
TSF Online
Visão Online
Portugal Diário
Diário Económico
Expresso Online
Mais Futebol
Quem estiver interessado na metodologia desta análise, pode obter aqui toda a informação sobre o processo, incluindo o documento XLS que usei para determinar as classificações.
Antes de passarmos às conclusões, uma importante ressalva: estes dados indicam o potencial de interacção dos sites em questão. O que não significa que os melhor classificados sejam necessariamente aqueles em que o público é mais participativo. Factores como a audiência do site, nuances de design e o empenho (ou falta dele) dos jornalistas em manter os seus sites como espaços activos de discussão são relevantes para o sucesso de um site neste patamar; tanto que um único dispositivo de interacção (como os comentários aos artigos, por exemplo) pode, se bem gerido, tornar um site mais apelativo à participação do que a acumulação de dispositivos menos convidativos ou mal geridos.
As conclusões
- O Portugal Diário é o site com mais potencial de interacção: disponibiliza o e-mail de cada jornalista (junto ao título do artigo e na ficha técnica) e modera os comentários nos fóruns e nos artigos. Seguem-se o Mais Futebol e o Publico.pt
- O Dn.pt e a Visão Online ficaram no fundo da tabela. Curiosamente, a Visão Online tem uma página onde apela à participação do leitor e anuncia espaços que não consegui encontrar no site.
- O Portugal Diário, o Publico, o Diário Digital e a TSF Online disponibilizam um e-mail/formulário de contacto para todos os jornalistas.
- Dos sites que apresentam possibilidade de comentários aos artigos, o Expresso Online é o único onde não existe mediação, sendo os comentários publicados instantaneamente. No Publico.pt, os comentários dos assinantes também não são alvo de leitura prévia.
Classificação
MÁXIMO POSSÍVEL: 20 pontos
Portugal Diário: 15
Mais Futebol: 13
Publico.pt: 11
Diário Económico: 7
Expresso Online: 7
Diário Digital: 7
TSF Online: 4
Visão Online: 3
DN.pt: 3
Nota: Sites como o Mais Futebol e o Portugal Diário apresentam possibilidade de chat, o que (no caso do segundo) aumentou a pontuação obtida. Esta funcionalidade, contudo, parece estar muito longe de ter receptividade junto do público.
Post original em Engrenagem - Media & Tecnologia
« voltar |
« voltar
« voltar