»O modelo de escrita praticado na web e as formas de comunicação possíveis são sem dúvida diferentes de qualquer outro meio. Actualmente vivemos ainda um período de adaptação em que ainda “aprendemos” a comunicar na web.
Este blog tem como objectivo abordar as questões relacionadas com as formas de comunicação e as novas tecnologias e modelos que vão surgindo e permitindo uma evolução e actualização da webcomunicação.
[MAR'07]
II Jornadas
Internacionais de Jornalismo, organizadas pelo Centro de Estudos
da Comunicação da Universidade Fernando Pessoa e subordinadas
ao tema genérico "Porquê Estudar o Jornalismo?".
»
SAIBA
MAIS AQUI
A Escola Virtual é um projecto de educação da Porto Editora, pioneiro a nível nacional, que introduz um modelo de aprendizagem inovador, orientado para o sucesso escolar dos estudantes. Recorrendo às mais recentes Tecnologias da Informação e da Comunicação, o seu maior objectivo é apresentar a todos os alunos um método de estudo mais atractivo e estimulante. Assentando numa plataforma de ensino personalizada, a Escola Virtual apresenta todos os conteúdos programáticos de cada uma das disciplinas nucleares, recorrendo à integração de recursos multimédia que tornam a aprendizagem num processo activo, no qual o aluno aprende ao seu próprio ritmo e de uma forma flexível.
Este projecto da Porto Editora aposta no e-learning procurando com uma linguagem multimédia dinamica atractiva auto-ensinar. Trata-se de uma aplicação duma linguagem cheia de recursos e elementos lincáveis e interactivos. O serviço terá de ser pago, conta no entanto com duas áreas gratuitas uma de orientação profissional e outra de questões e soluções.
Veja aqui uma visita guiada disponibilizada pela escola virtual.
Serão as redes sociais fruto das comunidades virtuais? Serão as redes sociais meramente virtuais ou mistas? Que é na realidade uma rede social? Que vantagens e perigos comportam?
São algumas perguntas que penso serem as mais pertinentes para iniciarmos um debate sobre as redes sociais.
Para além das perguntas deixo ainda uma lista das mais conhecidas redes sociais [FONTE: Wikipédia]
Por vezes coisas simples fazem grandes diferenças. É o caso desta diferença: a de colocar ao dispor do leitor o link com o endereço de e-mail ou um vez disso, um formulário que envia directamente da página um e-mail.
As diferenças e vantagens ou desvantagem assumem-se de dois pontos de vista, o webnauta e do webmaster. Assim vejamos por partes:
Do ponto de vista do webnauta:
Com um formulário de e-mail o webnauta sente-se mais à vontade para enviar um e-mail. Desta forma não tem clicar no link e esperar que o seu programa de e-mail abra para poder enviar a mensagem, ou se for o caso, copiar o link e abrir a página de webmail para enviar o seu comentário, duvida ou sugestão.
Preenchendo os campos no pequeno formulário torna-se mais prático logo é mais apetecível e favorece a interactividade e a relação entre o webnauta e o webmaster.
Do ponto de vista do webmaster:
Para além de fomentar a interactividade no seu site com um formulário de e-mail o webmaster vê o seu e-mail protegido de spam evitando como se tornou habito colocar o endereço de mais substituindo o símbolo (@) pelo seu nome gráfico (arroba).
Por considerar que um formulário de e-mail cumpre melhor as funções de interactividade que se pretende ao disponibilizar o e-mail aos webnautas o WEBcom tem agora um formulário de e-mail para que todos possam enviar as sugestões criticas e dúvidas.
Como não trabalhamos com verdades absolutas sintam-se à vontade para discordar e/ou acrescentar algo mais a este artigo.
Se o El País hoje apresentou o "24 Horas" permitindo aos seus leitores imprimir o jornal actualizado a qualquer altura do dia e leva-lo consigo para ler onde lhes apetecer o WEBCOM algumas horas depois disponibiliza um serviço semelhante.
Não se trata de concorrência mas antes mostrar o funcionamento de tal serviço. Pese o facto de a qualidade ser diferente o que o webcom agora permite é que os Feed de RSS sejam transformados num ficheiro de PDF. Assim quem quiser imprimir e levar os artigos do WEBCOM pode na altura criar o PDF com as ultimas actualizações e imprimi-lo.
Há alguns sites que oferecem esta possibilidade o mais prático e o que uso neste exemplo é o www.rss2pdf.com
O projecto “24 horas” do diário espanhol El País apresenta-se como um jornal gratuito descarregável e que se actualiza assim que o utilizador se prepara para o imprimir. O conceito que apresenta é simples e ilustrado pela imagem de promoção na página oficial do El País. Em lugar de ler na web, o “24 horas” permite ao utilizador imprimir e levar o jornal para ler onde quiser actualizado tal como na versão on-line.
No entanto esta “inovação” permite ver traços do chamado “pós-papel” em que a impressão fica a cargo do leitor sendo a distribuição via net.
Tal como no Jornalismo e Comunicação é um tema a acompanhar e a desenvolver num futuro muito próximo.
Realiza-se nos dias 21 e 22 de Abril de 2006 em Santiago de Compostela o VII LUSOCOM subordinado ao tema “Comunicação local: da pesquisa à produção”. No site oficial do evento Margarita Ledo Andión apresenta assim o congresso:
A VII LUSOCOM, sob o signo da análise das diferentes formas e das formas diferentes que acolle a comunicación como constitutiva da sociedade e como ‘posta en escena' da cidadanía, propón a relación dunha serie de ámetos –de investigación, de estudo, de linguaxes, de produción e de distribución- como entrada para o debate e as interrogantes que trae canda si o espazo da lusofonía na mundialización e os procesos abertos cara a sociedade do coñecemento.[…]
Realizou-se hoje em Santiago de Compostela o EnBlogs, uma jornada sobre o fenómeno dos blogs, promovido pelo Consello da Cultura Galega.
No site oficial do encontro quem não pode estar presente pode contar encontrar um resumo e as apresentação dos oradores presentes. As temáticas que podemos encontrar são várias. Desde o passado e do futuro dos blogs aos motivos do seu crescimento passando também pelas implicações sociais do fenómeno.
A dica vem do Ponto Media; “Leave a Reply: Na Analysus of Weblog Comments” é um estudo de Gilad Mishne e Natalie Glance onde abordam os “poder” de comentar de forma directa os posts.
O alcance dos weblogs, ambos nos serviços comerciais e em estudos académicos, é habitualmente limitado ao índice dos posts dos weblogs. Isto negligencia um aspecto importante que distingue os weblogs de outras webpáginas: a possibilidade dos leitores do weblog responder aos posts directamente, através dos comentários. Neste artigo nós apresentamos um estudo em grande escala de comentários do weblog e de sua relação com os posts. Usando um grande número de comentários, nós estimamos o volume total dos comentários no blogosfera; analisamos a relação entre a popularidade do weblog e a comunidade a comentar nela; e medimos a contribuição dos comentários nos vários aspectos do do weblog.
O número de blogs existentes é 60 vezes mais do que se verificava há três anos atrás, indica o estudo «O Estado da Blogosfera» realizado pelo site especializado Technorati. A percentagem de bloggers que continuam a publicar conteúdo nos blogs ao fim de três meses é de 55%, cerca de 19,4 milhões de bloggers, e são publicadas 1,2 milhão de notas por dia nos blogs.
FONTE: DIÁRIO DIGITAL
David Sifry apresentou o relatório de Abril de 2006, a primeira parte, do “Estado da Blogosfera”. Segundo a Technorati a blogosfera está forte e cada vez a crescer mais, a duplicar a cada seis meses, tendo já neste momento indicações de 35.3 milhões de blogs.
Para além de procurar debater, teorizar, sistematizar e apresentar novas formas e ferramentas de comunicação na web, o WEBCOM é também um laboratório que procura testar novas formas de escrita e comunicação.
Já devem ter reparado certamente em pequenos icons no interior dos artigos. Têm diferentes funções. São links para outras páginas abrindo uma janela nova[], são links para fotos [] para ficheiros de som [] ou para vídeo []. São ainda icons de informação [] que quando com o rato em cima deles abrem instantaneamente uma caixa com informação.
Creio que estes icons com informação extra libertam o texto principal de pormenores tornando-o mais fácil de ler e promovendo a interactividade.
Gostava de ter comentários a este tipo de utilização pois está a ser testada pela primeira vez no WEBCOM.
4shared é o seu disco virtual grátis com 500 Mb on-line de espaço para armazenamento. 4shared oferece lhe a maneira mais fácil e rápida de armazenar os seus ficheiros, aceder a ele de qualquer lado a qualquer altura e partilha-los com os seus amigos e pessoas em todo o mundo.
Com 4shared você pode facilmente partilhar as suas imagens favoritas, musica, vídeo, documentos, e outros ficheiros com toda a gente. Simplesmente faço o upload dos ficheiros, partilhe-os e envie por e-mail o link de partilha.
É assim que o site apresenta este serviço que também tem outros planos pagos. A funcionalidade é muito boa e intuitiva. As vantagens são mais que evidentes. É a forma mais pratica de partilhar ficheiros. Basta fazer o upload no nosso disco que o sistema cria um link para uma página que permite fazer o download do ficheiro. Desta forma, os bloggeres e não só podem partilhar todos os ficheiros que necessitarem sem terem de recorrer a um servidor via FTP ou algo similar.
Desta forma partilhar ficheiros fica ao alcance de todos.