»O modelo de escrita praticado na web e as formas de comunicação possíveis são sem dúvida diferentes de qualquer outro meio. Actualmente vivemos ainda um período de adaptação em que ainda “aprendemos” a comunicar na web.
Este blog tem como objectivo abordar as questões relacionadas com as formas de comunicação e as novas tecnologias e modelos que vão surgindo e permitindo uma evolução e actualização da webcomunicação.
[MAR'07]
II Jornadas
Internacionais de Jornalismo, organizadas pelo Centro de Estudos
da Comunicação da Universidade Fernando Pessoa e subordinadas
ao tema genérico "Porquê Estudar o Jornalismo?".
»
SAIBA
MAIS AQUI
Os famosos sites de networking usados, na sua maioria, por adolescentes, como o MySpace ou o Bebo, podem ter um lado sinistro, revela um estudo da revista «Computing Wich?».
A notícia é avançada pelo SOL. Entre este lado sinistro estão a falte de controlo na verdadeira identidade dos membros e imagens pornográfica, para citar alguns.
Precisa-se blogger com experiência que queira editar um novo blog em part-time remunerado. A função inclui escrever um mínimo de 3 posts por semana. Não é necessária experiência de templates nem HTML.
Requere-se: - saber incluir imagens - conhecimentos de redes de social networking e experiência de tagging - domínio bastante bom da blogosfera portuguesa e respectivo who is who - capacidade de realizar levantamentos e entrevistas - trabalhar em equipa seguindo orientações editoriais
Oferece-se: - percentagem nas receitas - outros benefícios, só acessíveis por e-mail
Os interessados devem enviar mail para paulo.querido@gmail.com contendo uma descrição sumária das suas aptidões e currículo, experiência anterior (que blogs ou páginas edita(ra)m), disponibilidade horária semanal e expectativas face a uma carreira de blogger.
Paulo Querido procura blogger em part-time remunerado. Fica aqui a dica para os interessados. Será que a webnacional vai ganhar um blog profissional? E qual será o resultado? Aguardamos desenvolvimentos.
São anunciados 12 mil jornais on-line reunidos num único site. A pesquisa de informação em jornais mundiais está mais simples pois podemos encontrá-los todos reunidos neste site. Organizado por continentes / países/ distritos. Para além dos jornais o site fornece ainda informações demográficas e culturais, incluindo fotografias dos países. Veja-se por exemplo a imprensa portuguesa e a página dedicada a Portugal, com 72 jornais on-line.
A busca de arquivos de noticias fornece uma maneira fácil de procurar e explorar arquivos históricos. Os usuários podem procurar por eventos, povos, ideias e como foram descritos ao longo do tempo. Além de procurar pelos artigos mais relevantes para a sua pesquisa, os usuários dispõem de uma vista histórica e ainda de uma linha histórica criada automaticamente. Os artigos relacionam-se a uma única história dentre de um período de tempo dado e são agrupados juntos para permitir uma perspectiva mais larga do evento.
O «New York Times» noticiou que o organismo responsável pela medição das audiências nos Estados Unidos, o Audit Bureau of Circulations, decidiu juntar os números da leitura dos jornais na Internet à audiência das vendas em banca.
Na primeira fase, estes novos dados de audiência – que resultam da soma do tráfego na Web com a leitura das edições em papel – vão ser disponibilizados apenas aos títulos especializados na área do negócio.
O sistema tem de ser afinado, para evitar que o mesmo leitor seja contabilizado duas vezes: uma por ter comprado a publicação na banca, outra por ter consultado o site da mesma na Internet. Embora essa dupla acção não deixe de, na realidade, contar como um índice de audiência real.
O certo é que estamos perante mais um sinal da importância crescente dos jornais e revistas na rede. Ao ponto destes já contarem para os níveis de audiência dos títulos. O que de resto já devia estar a acontecer há muito.
Trata-se de um começo que permite dar aos jornais on-line, quer sejam eles vinculados a publicações em papel ou não, marcar uma posição pela distinção do número de leitores.
É um passo importante para realçar o valor da informação on-line.
Blogs e webjornalismo podem por vezes ser confundidos. Há no entanto diferenças significativas. São os pontos comuns e os pontos divergentes que este trabalho sistematiza, procurando ser assim um contributo para uma discussão que se prevê evoluir nos próximos tempos. A Web 2.0 e as ferramentas gratuitas são ainda outro tema importante na relação dos blogs com o webjornalismo e o jornalismo em geral não descurando o conceito de jornalista cidadão.
Disponibilizo aqui o texto final entregue para o 3º Encontro Nacional de Weblogs a realizar na Univerisdade do Porto nos dias 13 e 14 de Outubro.
O programa da SHiFT será desenvolvido em torno de cinco grandes temas: Pessoas e Tecnologia, Gestão do Conhecimento, Novas formas de Economia, Blogs e Jornalismo de Cidadãos, e Direitos, Liberdades e Privacidade no Mundo Digital.
O programa ainda se encontra em construção mas pode consultar aqui já um plano provisório.
Relembro que o SHiFT decorerá em Lisboa nos dias 28 e 29 de Setembro sendo o dia 27 uma antecipação com vários workshop (consulte aqui a lista).
In the latest in its series of moves to become a "two-way" newspaper, the Washington Post is gearing up to launch a social network of its most passionate readers.
According to Colin Delany, WashingtonPost.com is implementing reader comments on all news stories. You can see a sampling here. They're starting with less controversial topics and will expand to all stories once content filtering mechanisms are operational. The Post also allows you to request the removal of a comment that you find objectionable.
From there, the Post will encourage readers to create profile pages that aggregate all of his/her comments in a central place. This in essence turns the Post Web site into a social network for people who actively comment on the site.
Este facto a confirmar-se vem dar mais força à ideia de que os comentários criam uma comunidade de comentadores cujo interesse se manifesta em torno dos artigos comentados. Vem ainda reforçar a actualidade das Redes Sociais (note-se que o MySpace é o site mais visitado da rede).
É sem duvida um desenvolvimento a acompanhar e a estudar.
Este wiki começou como um artigo não editado de 1.059 palavras sobre o fenómeno do wiki, exactamente porque Ryan o arquivou. A sua missão é fazer o trabalho de um editor da Wired. Não mudar as citações, mas sentir-se livre de as reorganizar, fazer cortes, alisar a prosa, ou adicionar as ligações. Você pode também falar com seus “colegas” editores do wiki sobre suas mudanças, na página da discussão.
É com este texto que é apresentada a experiência da Wired Wiki. Um artigo incompleto que pode ser editado e acrescentado pelos leitores, que agora não têm a simples função de comentar.
Pode não tratar-se de uma novidade para alguns mas o PÚBLICO.PT lança mais um blog para a sua já considerável colecção. Trata-se duma "revista de imprensa" onde jornalistas da publicação colocam alguns destaques principalmente da imprensa internacional. Podem acessar ao blog pelo seguinte link: http://blogs.publico.pt/emrevista .