:: APRESENTAÇÃO
 
»O modelo de escrita praticado na web e as formas de comunicação possíveis são sem dúvida diferentes de qualquer outro meio. Actualmente vivemos ainda um período de adaptação em que ainda “aprendemos” a comunicar na web. Este blog tem como objectivo abordar as questões relacionadas com as formas de comunicação e as novas tecnologias e modelos que vão surgindo e permitindo uma evolução e actualização da webcomunicação.
  :: MEMBROS
 
»João Simão
»Elsa Alves
»João Pedro Pereira
»Aleta Dreves
»Paulo Querido
  :: DESTAQUES
     
[MAR'07] II Jornadas Internacionais de Jornalismo, organizadas pelo Centro de Estudos da Comunicação da Universidade Fernando Pessoa e subordinadas ao tema genérico "Porquê Estudar o Jornalismo?".
» SAIBA MAIS AQUI
  :: ÚLTIMAS NOTÍCIAS
 
 
   
  :: ÚLTIMOS ARTIGOS
»Dois destinos para os jornais on-line...
»Somos todos jornalistas?
»Ouvir o texto de uma página web
»Urbi agora é um jornal multimédia
»Media tradicional VS Bloggers
»WEB 2.0 OU O ERRO DO “VELHO DO RESTELO”
»COMUNICAÇÃO CIDADANIA E PROXIMIDADE
»WEB SOCIAL reflexo da WEB 2.0
»Creative Commons
»JornalismoPortoNet: O futuro do jornalismo de prec...
 
  :: LINKS
 
 
  :: LIVROS
  :: ARQUIVOS
  » abril 2006
» maio 2006
» junho 2006
» julho 2006
» agosto 2006
» setembro 2006
» outubro 2006
» novembro 2006
 
  :: FERRAMENTAS

» RSS
» PODCAST

 

» Canais de RSS
» Canais de PODCAST
» Blogger
» Biblioteca de Artigos

on-line | visitantes

  :: E-MAIL
 
 

quinta-feira, junho 22, 2006

Jornais on-line que destino?




Sabemos que o número de leitores de notícias on-line está a aumentar a cada dia. Vendo apenas o jornalismo com um negócio é sem duvida uma área a explorar. Um dos grandes erros tem sido o de colocar restrições no acesso à informação e apenas utilizadores registados com assinatura paga. Quando tal acontece os leitores deslocam-se para sites onde o acesso é gratuito e generalizado. Um exemplo do que digo manifesta-se na blogosfera. Os jornais com maiores citações são os que têm acesso generalizado e gratuito, perdendo neste campo o jornal PÚBLICO pelas suas notícias de acesso restrito.

O motivo principal para restringir o acesso à informação num jornal on-line prende-se com o facto de a leitura na web evitar a compra da publicação no formato impresso. Como contornar esta questão?

Primeiro a informação on-line não carece de tanta profundidade. Por antecipar a noticia no formato web não significa que os leitores vão deixar de comprar o jornal no dia a seguir. Com os semanários acontece o mesmo. Não é por a informação já ter sido publicado nos diários ao longo da semana que os leitores não compram um semanário. Aqui trata-se de diferente tratamento do texto com maior profundidade e compreensão na edição papel.

Segundo, os jornais on-line devem fazer a sua transição para webjornais. Isto é conteúdos diferenciados com elementos multimédia e maiores formas de interacção. Há que pensar no tipo de consumidores da informação on-line, pensar nos hábitos de leitura (que já incluem som, vídeo e info-animações) e pensar nas formas de divulgação e distribuição de toda a informação.

Terceiro, quando houver uma competente adaptação da informação ao meio também as formas de publicidade se poderão adaptar. Há que saber explorar a popularidade de uma notícia, da homepage e as formas de distribuição por rss e podcast.

Vejo que a melhor maneira de rentabilizar um webjornal é exactamente na diversidade e na diferenciação, nunca esquecendo um dos princípios pioneiros da cibercultura e da Internet, o da gratuitidade.


« voltar |


« voltar
« voltar
 
Alguns direitos reservados
» template by João Simão | simaocc on-line ©
simaocc on-line Blogger