"Empresas à conquista dos bloguistas"
O artigo vem publicado na edição portuguesa do “Courrier Internacional”. “Empresas à conquista dos bloguistas” é o título do artigo assinado por David Walkins. Esta peça jornalística dá conta da influência de que os blogs estão a conquistar.
Nos primeiros passos da blogesfera os blogs eram visto como meios ingénuos se grande importância e valor. Hoje em dia as empresas de relações publicas olham para os blogs com outros olhos não deixando de os cortejar e aliciar. Fruto da força opinativa e de influência que têm vindo a conquistar.
Um dos exemplos citados no artigo é esclarecedor da força que os blogs começam a ganhar:
Este extracto é claro da “força” que os blogs começam a ganhar, o que faz com que sejam tido em conta com as empresas de relações publicas que procuram qual a melhor forma de se relacionarem com os bloggeres uma vez que reconhecem que não se podem tratar os blogs como os jornais.
Nos primeiros passos da blogesfera os blogs eram visto como meios ingénuos se grande importância e valor. Hoje em dia as empresas de relações publicas olham para os blogs com outros olhos não deixando de os cortejar e aliciar. Fruto da força opinativa e de influência que têm vindo a conquistar.
Um dos exemplos citados no artigo é esclarecedor da força que os blogs começam a ganhar:
A Microsoft começou a ter consciência disso há uns anos, quando um dos seus funcionários criou um blog sobre a própria empresa. Robert Scoble trabalhava como “envagelizador” técnico. Graças a ele, a empresa de Bill Gates apareceu menos como uma associação de malfeitores, tirânicos, para passar a ser um actor económico benemérito, preocupada com o bem-estar público. Honesto, abertamente autocrítico, o blog de Scoble (scobleizer.wordpress.com ) fez do seu autor uma celebridade da Net e alcançou o que anos de relações públicas não tinham conseguido: humanizar o gabinete de programação.
Este extracto é claro da “força” que os blogs começam a ganhar, o que faz com que sejam tido em conta com as empresas de relações publicas que procuram qual a melhor forma de se relacionarem com os bloggeres uma vez que reconhecem que não se podem tratar os blogs como os jornais.
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Não me espanta, tal situação. Os blogs têm-se revelado uma forma fácil e rápida de mostrar e trocar ideias acerca do que quer que seja. Lia, ontem, no Diário de Notícias, um artigo de opinião de Carlos Lourenço, "A rede do Poder" que refere, exactamente, o poder de opinião que os utilizadores da Web possuem neste momento. Agora, qualquer comum mortal pode, desde o conforto do seu lugar, seja em casa ou escritório, envolver-se em debates sobre qualquer assunto que lhe diga respeito. Há blogs para todos os gostos. A discussão de ideias é extremamente importante. A transmissão de conhecimento é fundamental para uma sociedade de conhecimento. E uma sociedade conhecedora é uma sociedade poderosa.
Publicacado por: Els@ | quarta-feira, abril 19, 2006 12:03:00 da tarde |
Concordo Elsa. Quando li este artigo que depois originou este post gerou-se um pequeno debate sobre a importância que os blogs têm, se está a aumentar ou a diminuir. O relatório de Abril da Technorati mostra que a cada seis meses o número de blogs duplica na web. Não é por si um sinal de força dos blogs, até porque só alguns é que são dignos de chamarem a atenção das empresas de relações públicas. É no entanto sinal que as pessoas estão mais activas, com mais vontade de participar. Os blogs por si não são nada, o que os torna populares é a facilidade de criar, gerir e acima de tudo de actualizar. Permitem assim uma liberalização do acesso à “webesfera” conhecida hoje como “blogsfera”.
Publicacado por: João Simão | quarta-feira, abril 19, 2006 12:19:00 da tarde |