»O modelo de escrita praticado na web e as formas de comunicação possíveis são sem dúvida diferentes de qualquer outro meio. Actualmente vivemos ainda um período de adaptação em que ainda “aprendemos” a comunicar na web.
Este blog tem como objectivo abordar as questões relacionadas com as formas de comunicação e as novas tecnologias e modelos que vão surgindo e permitindo uma evolução e actualização da webcomunicação.
[MAR'07]
II Jornadas
Internacionais de Jornalismo, organizadas pelo Centro de Estudos
da Comunicação da Universidade Fernando Pessoa e subordinadas
ao tema genérico "Porquê Estudar o Jornalismo?".
»
SAIBA
MAIS AQUI
Há coisas que imaginamos como uma aproximação do real pelos meios virtuais. A largura de banda e novas formas de comunicação começam a mostrar que o caminho é possível. Há no entanto que ter em conta as questões técnicas e as questões de mentalidade e de utilização. Por este ultimo factor dou destaque a este Add-in da Microsoft para o Outlook 2003 como forma a permitir o envio de vídeo nos e-mail. Já o testei é simples e muito fácil de usar. Será que vai ser usado? Será que o vídeo se está definitivamente a banalizar e a sua utilização a fazer parte “obrigatória” da comunicação na web?
RTP lança canal de televisão para três operadoras móveis! O grupo RTP lançou hoje o primeiro canal de televisão para telemóveis em Portugal. Chama-se RTP Mobile, e vai estar disponível nas redes das três operadoras móveis portuguesas, a TMN, a Vodafone e a Optimus, disse à Lusa o gestor do projecto.
A RTP Mobile vai emitir 24 horas sobre 24, e poderá ser vista em plataformas móveis como telemóveis ou PDAs. Os conteúdos serão específicos, com serviços de video-on-demand (VOD), em que os utilizadores pagam pelo download de vídeos e com conteúdos de todos os canais do grupo RTP.
… após algum tempo sem dar novidades o webcom está de volta.
As mudança não se fazem notar à primeira vista e não estão todas ainda em funcionamento.
A nova lista de links ainda a ser construída é uma funcionalidade adaptada do del.icio.us que permite colocar links que correspondam à tag seleccionada. Pode ainda facilmente inserir um post nos seus favoritos do del.icio.us.
Devido ao muito trabalho não foi possível inserir todas as actualizações, que serão apresentadas ao longo do mês de Agosto. Para já volto a actualizar a informação do blog.
Quem quiser colaborar pode faze-lo nos comentários ou enviar um e-mail pela caixa de e-mail com os seus dados e o interesse em participar mais activamente como membro.
Devido aos problemas que a sonet causou no blinkar e o ter ficado sem links o webcom depois de 17 de Julho vai apresentar algumas mudanças no seu aspecto e serviços. Não serão grandes alterações mas permitirão uma maior interacção com os leitores. Até lá, e creio que já repararam há menos actividade.
Guardo novidades fresquinhas para dia 20 de Julho, estejam atentos.
NOTA: Serão aceites sugestões, usem a caixa de e-mail ou o e-mail: simaocc@gmail.com
No âmbito da estratégia de nos mantermos dentro das tendências mundiais da Internet e do conceito Web 2, o SAPO lança um serviço de "Social Bookmarks" para gestão de sites favoritos online.
O serviço é muito semelhante a alguns dos mais populares mas apresenta também alguma inovação em termos de funcionalidades bem como está completamente em Português e é orientado para a língua Portuguesa.
O SAPO Tags é um dos primeiros serviços que lançamos com as APIs completamente abertas e documentadas ao público em geral.
Este Blog é também numa inovação na forma como queremos passar a divulgar as nossas ofertas e a comunicar com os nossos utilizadores. Pretende-se neste espaço discutir novas funcionalidades do serviço, ouvir as sugestões da comunidade e apresentar em primeira mão os nossos planos para o serviço. Esperamos sinceramente que gostem, nós adorámos fazê-lo. FONTE: SAPO TAG (BLOG)
Aqui está uma novidade fresquinha acabada de sair. Tal como tem vindo a acontecer o SAPO cria em portugues as principais ferramentas da web 2.0.
É desde hoje de manhã possível inscreverem-se para participar na SHiFT! As inscrições até dia 30 de Julho têm direito a um desconto de 50%, pelo que é recomendável que se inscrevam o mais depressa possível até àquela data. O formulário de registo está disponível no endereço:
Após o registo, ser-lhe-á enviado (data ainda a anunciar) um email com um pedido de pagamento, o qual poderá ser feito através de cartão de crédito ou para o caso nacional através de envio de cheque. No entanto a data do registo irá ditar o preço a ser cobrado posteriormente. Ao valor do registo será adicionado o valor do IVA em vigor, ou seja 21%.
Durante o processo de registo é também possível a criação automática de um utilizador para o wiki da conferência, e no caso de se optar pela sua criação, ser-lhe-á enviado um outro email com a respectiva password criada pelo sistema e pode ser usada de imediato para participar no wiki.
A Sonet, empresa onde está alojado o blinkar, bloqueou o acesso ao blinkar sem qualquer explicação. Não respondem aos meus e-mails, telefonemas, etc... nem sequer consigo aceder ao backoffice para recuperar a base de dados mais actualizada de forma a transferir para um outro servidor, para um outro fornecedor de serviços.
A sua pergunta no PUBLICO.PT é uma nova secção do PUBLICO.PT criada a pensar nas necessidades de informação dos nossos leitores que não são usualmente satisfeitas pelos órgãos de comunicação social.
O objectivo desta secção é proporcionar aos nossos leitores informação de background que permita dar contexto às notícias que preenchem a actualidade noticiosa – uma necessidade a que, por vezes, os textos jornalísticos não respondem ou respondem insuficientemente.
Trata-se de uma iniciativa bastante interessante e que mostra que o jornal já percebeu a necessidade de maior proximidade e de uma interacção maior com os leitores.
É sem duvida uma forma interessante de trabalhar e de navegar em programas gráficos, não só jogos, ou o Googel Eart, mas as aplicação adivinham-se muitas.
Trata-se de um blog multilingue, que inclui o português. É um blog gratuito com cerca de 30 modelos predefinidos. A forma de editar qualquer parte do blog é muito simples e intuitiva. Apresenta-se como altamente personalizáveis, e de fácil actualização. Contém sistema de classificação de categorias, muito ao estilo do wordpress, com a vantagem de ser totalmente em português. A única desvantagem é a não total personalização ao nível do código fonte. Tirando este pequeno contratempo é um blog muito interessante.
Surge aqui uma questão. Será este o futuro? Blogs simples de editar e personalizar através da administração e não pelo código fonte? Há vantagens e desvantagens. Qual preferem?
Google. Uma empresa de ‘data mining’ ou uma empresa de media?
Qual é de facto a abordagem da Google. E será que as duas não são compatíveis e cada vez mais as mesmas? Isto é, a procura de informação não é ela hoje em dia o que os media fazem? A informação cada vez mais está on-line dispersa pelos biliões de websites existentes. Por isso acrescento à pergunta de Luís Santos outra:
Google. Uma empresa de ‘data mining’ ou uma empresa de media? Serão os media "data mining"?